Auto generated - Poodres (18/03/13).

Auto Generated-2 (16/03/13).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A História da Raça Canina Poodle


Apesar de a origem do Poodle ser atribuída à França, onde são chamados de “Chien Canne” ou “Caniche”, aparentemente o berço da raça é mesmo a Alemanha, onde é chamado de “Pudel”, derivado de palavra “pudelin” que significa “jogar-se na água“. De qualquer forma, foi na França que o Poodle desenvolveu sua estrutura atual e onde, freqüentando as cortes dos reis franceses desde Luis XIV, ganhou a popularidade que desfruta hoje.
O Poodle era, originalmente, usado para a caça aquática, onde desempenha a função de recuperar as aves abatidas que caiam na água. Foi também utilizado pelos franceses e ingleses como ‘cão trufeiro’, com a missão de utilizar seu excelente olfato para descobrir trufas debaixo da terra.
Mas foi como cão de companhia que o Poodle se tornou uma das estrelas da cinofilia, estando entre as raças de maior número de registros em diversos países, inclusive no Brasil, onde estima-se que represente mais de 17% da população canina (dados de 1997).
Infelizmente, a popularidade trouxe à raça uma série de problemas, desde físicos até de temperamento, muitos deles ocasionados por acasalamentos não recomendados e falta de rigor dos pseudo-criadores, que se aproveitam da falta de conhecimento da grande maioria das pessoas e comercializam exemplares que pouco ou nada respeitam os padrões da raça, quer quanto à cor, tamanho e, especialmente, temperamento dos cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário